O que é a Hipnose Clínica?

É uma ferramenta psicoterapeutica aconselhada na mudança comportamental, emocional e cognitiva. Dito de uma forma simples, a hipnose é um estado alterado de consciência.

A Hipnose Clínica ou Hipnoterapia é a utilização desse estado alterado de consciência, ou transe, com um objectivo terapêutico.

Isto significa que as pessoas não são tratadas com hipnose mas sim tratadas no estado de hipnose.

Todos os estados hipnóticos são caracterizados por um estado de relaxamento muito agradável, no qual um indivíduo se permite entrar, para que possam ser dadas sugestões benéficas àquela parte da mente conhecida como inconsciente.

É um tipo de terapia que ativa os recursos internos, que todos temos, e ao serem utilizados de forma correta produzem efeitos rápidos e duradouros.

A quem é indicado?

A todas as pessoas. Não há contraindicações.
É um estado comum ao ser humano.
No entanto, por uma questão de cuidados não o realizo a pacientes com doenças psiquiátricas/neurológias nomeadamente a epilepsia.

Está indicado no tratamento de estados de ansiedade, por exemplo, ataques de pânico, fobias, fobias sociais, fobias de andar de avião, fobias da água, fobias de animais, medo de exames ou de falar em publico, melhorando a concentração durante a atividade escolar. Luto, ansiedade provocado por divorcio ou separação, traumas na infância, traumas sexuais, traumas provocados por acidentes.

Está indicada no tratamento de dor, crónica ou aguda. Mas, também se pode dessensibilizar os zumbidos nos ouvidos, a reacção a alergias, melhorar significativamente os afrontamentos da menopausa, diminuir níveis de stress e melhorar psoríase, resolver ou melhorar doenças somáticas.

É uma ferramenta psicoterapeutica muito aconselhada na mudança comportamental nomeadamente para deixar de fumar, emagrecimento, deixar de roer as unhas, etc.